Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the header-footer-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/ap-imcn-2024-3/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Apresentação Acervo Papéis – imcn

imcn

Copyright (c) 2024 Instituto Mario Cravo Neto | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste website é protegido por direitos autorais e exibido sob licenças que restringem a cópia, distribuição e descompilação.

APOIO FINANCEIRO

Apresentação

O conjunto denominado “acervo de papeis” do Instituto Mario Cravo Neto engloba aproximadamente 3.500 obras. Entre elas destacam-se trabalhos que transcorrem todo o percurso cronologico de sua carreira. De meados da decada de 60 ao ano de sua morte em 2009. De fotografias de cunho pessoal a obras finalizadas. De rascunhos em lapis sobre papel a pinturas em aquarela, tendo todas elas em comum sua originalidade de época.
Neste calculo não estão computadas as milhares de correspondências, bibliteca de livros e esculturas.

Um dos projetos prioritarios do instituto Mario Cravo Neto, foi o de catalogar, higienizar, reproduzir de forma tecnicamente fiel e recondicionar os papeis dentro de parametros museologicamente aceitaveis e corretos. A inclusão de metadados (ficharios) foi a ultima etapa na organizão cronologica do acervo, assim facilitando seu acesso, tanto de forma interna quanto externa, por pesquisadores. Os metadados foram atribuidos dentro do escopo da obra de Mario Cravo Neto, focando principalmente em termos representativos á sua obra; decadas, tecnicas, temas gerais, sub-temas e pessoas (personalidades) recorentes em sua obra.

Tal organização se mostrou crítico na formulação de trabalhos de pesquisa, em especial, no ano da pandemia global de Covid-19, em que parte significativa da pesquisa para a mostra “Espirito sem Nome”, realizada no Instituto Moreira Salles, foi feita pela curadoria a distância.

Indispensavel mencionar também a importancia para a cultura local. Tratando-se de um suporte notoriamente delicado, a digitalização permite que se manuseie menos as obras originais, mantendo-as condicionadas em suas pastas e assim mitigando o manuseio fisico ao minimo necessário.

Contrariamente ao “Conjunto de imagens”, o “conjunto de papeis” representa uma colaboração entre o que o artista explorou em vida e a leitura destes conjuntos, organizados e expostos pela ótima do Instituto Mario Cravo Neto, permitindo a instituição e a curadoria a fazer multiplas leituras e propor novos recortes.

 

Copyright (c) 2024 Instituto Mario Cravo Neto | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste website é protegido por direitos autorais e exibido sob licenças que restringem a cópia, distribuição e descompilação.